
O Athletic foi eliminado da Copa do Brasil de 2025 após uma disputa acirrada contra o Grêmio na Arena Sicredi na noite desta quarta-feira (12). Depois de um empate por 3 a 3 no tempo regulamentar, a decisão foi para os pênaltis, onde o tricolor gaúcho levou a melhor. O goleiro Gabriel Grando defendeu uma cobrança e garantiu a classificação da equipe gaúcha.
No início da partida, com três minutos de jogo, David Braga abriu o placar para o Esquadrão. Logo, em seguida, Marthin Braithwhite (breifiuaite) empatou para o Grêmio aos 11 minutos. Com 21 minutos de partida, o lateral tricolor João Lucas fez um lançamento errado do meio do campo, com a perna esquerda, e a bola foi na direção do goleiro Diego Vitor, que não a segurou e engoliu um frango.
No segundo tempo, Diego Fumaça voltou com tudo e empatando novamente para o Esquadrão no 2 a 2. No final da partida, aos 88 minutos de jogo, Matías Arezo fez o terceiro gol pra equipe sulista. Mas nos acréscimos finais, João Lucas vacilou e fez um gol contra, fechando a partida em 3 a 3 e indo às alternadas.
Na decisão por pênaltis o clima de tensão tomou o estádio. Mas após um bate e rebate constante, o goleiro do tricolor gaúcho, Gabriel Grando, defendeu uma cobrança e garantiu a classificação do Grêmio e a eliminação do Athletic na competição em 2025.
O confronto ganhou um tempero especial após piadas feitas por comentaristas do Sul sobre o estádio e o time mineiro. A torcida do Athletic compareceu em peso, incentivando o time contra um adversário de grande expressão. Mesmo com a eliminação, o Esquadrão mostrou garra e capacidade de bater de frente e fazer equipes grandes suarem em campo.