Na tarde da última quarta-feira, dia 15 de maio, os militares do Corpo de Bombeiros de São João del-Rei foram acionados para atender uma ocorrência de incêndio em vegetação na região conhecida como Fazenda dos Munhos, na zona rural da cidade. As chamas estavam altas e atingiram uma vasta área de vegetação. Para conseguir apagar totalmente as chamas, foi necessário que os militares permanecessem em combate durante toda a tarde e parte da noite.
O chefe da equipe que atendeu a ocorrência, Sargento Nascimento, informou que uma equipe já tinha ido até o local na noite anterior e realizou um trabalho de proteção à área construída, uma vez que o combate direto no período noturno seria perigoso. Ao retornarem, se depararam com uma extensa linha de fogo, sendo necessário fazer o mapeamento da área atingida com o uso de um drone. Ainda de acordo com os Bombeiros, o tempo seco e os ventos fortes ajudaram a aumentar a intensidade do fogo, que chegou a formar labaredas de mais de cinco metros em alguns pontos.
Sobre as causas, o Sargento afirma que “Neste período chove muito pouco e os incêndios se tornam cada vez mais comuns, muito normalmente causados por ação humana. Em áreas rurais é importante que os proprietários façam aceiros para proteger os pontos mais sensíveis e, sempre que forem fazer queima para a limpeza de terreno, o Instituto Estadual de Fazendas deve ser notificado”.
Com informações do Corpo de Bombeiros.