O Ministério da Saúde lançou na última segunda-feira, dia 06, a campanha “Doe leite materno: vida em cada gota recebida”, visando aumentar a doação de leite humano para recém-nascidos internados nas unidades neonatais do país.
Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que a cada ano 340 mil bebês prematuros ou de baixo peso nascem no Brasil, correspondendo a 12% do total de nascidos vivos. No ano de 2023, a doação aumentou em 8% comparado a 2022, mas ainda representa 55% do número ideal de doações necessárias para o país.
Em São João del-Rei, a Santa Casa de Misericórdia possui um posto de coleta correspondente ao banco de leite de Juiz de Fora. Lorelei Loise, técnica de enfermagem da UTI Neonatal do hospital, informou à nossa equipe que as doações foram reduzidas no último mês na cidade. Segundo a mesma, isso se dá pela falta de suporte dos municípios adjacentes que não disponibilizam transporte para as doadoras realizarem o trajeto para São João del-Rei. Isso porque muitas delas não possuem condições de bancar o próprio trajeto.
Para doação, o atendimento pessoal ocorre diariamente, 24 horas por dia, sendo necessário apresentar o cartão pré-natal e exames da gestação (HIV, Hepatite, Hemograma e VDRL) com validade de 6 meses. Para outras informações, entre em contato no telefone (32) 3379-2017.
Com informações do Ministério da Saúde.