CulturaNotícias

OBRA FURTADA DE PIRAÍ, NO RIO DE JANEIRO, É ENCONTRADA EM MUSEU EM TIRADENTES

Imagem de ‘Sant’Ana Guia’, datada do século XVIII e que estava desaparecida há 17 anos, foi encontrada no acervo do Museu de Sant’Ana, em Tiradentes. A peça havia sido furtada em 2007 na igreja Matriz de Sant’Ana, em Piraí, Rio de Janeiro.

A descoberta começou em Julho de 2023, quando buscando fotos de imagens de Sat’Ana, para as festividades da padroeira de Piraí, foi encontrada fotos da escultura da Santa como parte do acervo do Museu.

Como a foto da imagem era muito parecida com a que tinha sido furtada anos atrás o pároco solicitou um laudo técnico que foi realizado pela perita em artes sacras Elaine Gusmão. A especialista reforçou que a imagem possuía evidências de ter passado por um processo de remoção de repinturas.
Com essa confirmação da possibilidade de ser a obra furtada, já em dezembro de 2023, a Diocese fez a denúncia à Polícia Civil do RJ que apurou as informações e solicitou no dia 2 de abril a busca da imagem para retornar ã sua paróquia de origem.

Em coletiva de imprensa promovida pela Diocese de Barra do Piraí, hoje, 04, o delegado da 94ª Delegacia de Polícia Civil, José de Moraes Ferreira, afirmou que tanto o autor, quanto como a imagem chegou ao museu ainda está em investigação e que não é possível adiantar informações para não interferir no processo.

A nossa equipe entrou em contato com o Instituto Cultural Flávio Gutierrez, responsável pela administração do museu, que até o momento não respondeu sobre o caso. Em nota, o Museu de Sant’Ana afirmou que “há cerca de dez anos, todas as peças do acervo foram submetidas à uma análise do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), e doadas para esta autarquia, que foi imediatamente comunicada do ocorrido”.

Ainda conforme a nota “A administração do Museu Sant’Ana reafirma seu compromisso com a cultura nacional e se mantém à disposição das autoridades para ajudar no esclarecimento do caso”.

Por telefone tentamos contato com o IPHAN de São João Del-Rei e com o IPHAN em Belo Horizonte, mas até o fechamento da matéria não obtivemos retorno.

A imagem será devolvida oficialmente à comunidade no dia 14 de abril.

Qual a sua reação?

Animado(a)
0
Feliz
0
Apaixonado(a)
0
Não tenho certeza
0
Bobo(a)
0

Deixe o seu comentário

Mais em:Cultura