NacionalNotíciasSaúde

FARMÁCIA POPULAR JÁ ESTÁ DISTRIBUINDO ABSORVENTES GRATUITAMENTE

Mais de 31 mil farmácias vinculadas ao Programa Farmácia Popular estão oferecendo absorventes de forma gratuita para indivíduos em situação de vulnerabilidade social. De acordo com o Ministério da Saúde, a iniciativa tem como objetivo atender grupos em condições de pobreza, abrangendo matriculados em escolas públicas, pessoas em situação de rua, em vulnerabilidade extrema e na população carcerária. O programa visa beneficiar um público-alvo de 24 milhões de pessoas.

As beneficiárias são mulheres brasileiras ou estrangeiras, residentes no brasil, com idades entre 10 e 49 anos, cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) e com renda familiar mensal de até R$218 por pessoa. Estudantes de instituições públicas também devem estar no CadÚnico, mas a renda mensal deve ser de até meio salário mínimo (R$706) por pessoa. Para pessoas em situação de rua, não há limite de renda.

Para receber o benefício, é necessário apresentar um documento de identificação pessoal com CPF e a autorização do programa dignidade menstrual, gerada via aplicativo ou site do meu sus digital. Menores de 16 anos devem ser acompanhados pelo responsável legal durante a aquisição.

Em caso de dificuldades com o aplicativo, a recomendação é procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Pessoas em situação de rua podem buscar centros de assistência social, acolhimento e equipes de consultório na rua. No sistema penal, a distribuição será coordenada pelo ministério da justiça.

Essa ação está inserida no âmbito do Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual, envolvendo diversas áreas como saúde, direitos humanos, justiça, desenvolvimento social, família, combate à fome, mulheres e educação.

Qual a sua reação?

Animado(a)
0
Feliz
0
Apaixonado(a)
0
Não tenho certeza
0
Bobo(a)
0

Comentários estão fechados.

Mais em:Nacional