CidadeCulturaMinas GeraisNacionalNotíciasSão João del-Rei

PAPA FRANCISCO RECEBE OBRA SACRA PRODUZIDA POR ESCULTOR SÃO-JOANENSE

Foto: Internet

O reitor da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), Marcelo Andrade, entregou ao Papa Francisco a obra sacra intitulada ‘Madonna in Blues’, feita pelo artista são-joanense Rogério Godoy. A escultura foi entregue na última semana durante encontro no Vaticano.

O reitor aproveitou sua viagem para Europa, onde iria participar do “Encontro de Reitores de Universidades Latino Americanas e Caribenhas Organizando a Esperança”, realizado nos dias 21 e 22 deste mês. A intenção era presentear o pontífice com algo que pudesse representar e simbolizar a cultura de São João del-Rei, que é conhecida pela forte influência da arte barroca.

O Papa agradeceu ao presente comentando sobre a extrema expressividade inscrita na simplicidade da obra. De acordo com Godoy, a escultura “significa melancolia, e creio que minha madona quer proteger o filho, mas também está triste por todas as crianças que padecem de fome e doenças e por aquelas que são vítimas das guerras”.

Originalmente, a escultura seria um presente da professora Zandra Coelho, do curso de Artes Aplicadas, para sua mãe, Diana. Quando o reitor a consultou, sobre um presente para o Papa, que representasse, de forma significativa, a Universidade, o curso e a cidade, ela resolveu ceder a Madonna, em acordo com o artista, que renunciou à venda e doou a peça para a UFSJ.

“Tanto o Rogério como eu somos muito fãs do Papa Francisco, essa figura iluminada. Achei muito digno destinar o presente a ele”, afirmou Zandra. A “Madonna in Blues & Gold” é uma escultura de 25 cm, feita em cerâmica modelada à mão e posteriormente “queimada” em forno de altíssima temperatura. A peça é revestida com esmaltes vidrados azuis e aplicações de folha de ouro 23,5 quilates.

Qual a sua reação?

Animado(a)
0
Feliz
0
Apaixonado(a)
0
Não tenho certeza
0
Bobo(a)
0

Comentários estão fechados.

Mais em:Cidade