O couro cabeludo é uma região muito sensível do corpo humano e sujeita a diversos tipos de doença, como a Dermatite Seborreica (caspa), Alopecia, Psoríase e Foliculite, que podem ser originadas por diferentes razões.
A médica dermatologista, Dra. Mahyra Ribeiro explicou alguns destes motivos em entrevista concedida à Rádio São João del-Rei nesta terça-feira (09). A especialista afirmou que genética, fatores emocionais, exposição a produtos químicos e a altas temperaturas (seja através dos raios solares ou de banhos quentes), falta de vitaminas e até o uso excessivo de bonés e chapéus podem ser causadores.
“Por isso, é importante diagnosticar os problemas no início, para que haja melhores resultados e sejam feitos tratamentos menos agressivos. Cada couro cabeludo tem suas particularidades e cada diagnóstico recebe um tipo de tratamento”, explicou a doutora.
A Alopecia Androgenética (calvície) também foi tema de discussão na entrevista e, segundo a Dra. Mahyra Ribeiro, é a principal queixa dos homens. “A calvície é causada pelo afinamento dos fios e geralmente é originada pelo fator genético. Se for diagnosticada logo no início, de 10 a 15% dos fios podem ser reconstituídos. Depois, só através da cirurgia de transplante capilar”, prosseguiu.
E para prevenir estas doenças, algumas ações são indicadas, como: lavar o cabelo com frequência evitando o uso de água quente, evitar a utilização de produtos químicos e de penteados que apertem o couro, ter uma alimentação saudável e equilibrada, e aplicar produtos específicos para cada tipo de fio de cabelo.
A entrevista completa pode ser conferida no nosso facebook: facebook.com/radiosaojoaodelrei.