CulturaDestaqueEstadoHistóriaLazerMinas GeraisNotíciasRegiãoTurismo

SEMANA DA INCONFIDÊNCIA TERÁ PROGRAMAÇÃO CULTURAL EM OURO PRETO E TIRADENTES

FOTO: ANE SOUZ / PREF. DE OURO PRETO

O feriado de 21 de abril celebra o Dia de Tiradentes em todo o país. Mártir da Inconfidência Mineira,  Joaquim José da Silva Xavier, tem um papel importante na história de Minas Gerais e do Brasil. E este ano, as cidades históricas de Tiradentes – no Campo das Vertentes – e de Ouro Preto – na Serra do Espinhaço – terão uma programação cultural especial. 

Nas duas cidades, a “Semana da Inconfidência” comemora os 231 anos da morte do Alferes por meio do “Festival Mineiridade”, com o slogan: “A liberdade mora em Minas”. Inédito, o projeto é realizado pelo Governo de Minas, através da Sec. de Estado de Cultura e Turismo em parceria com as prefeituras dos municípios; conectando, pela primeira vez, Ouro Preto e Tiradentes pelas memórias do período histórico.  

Além de atos cívicos e agendas oficiais, a programação contribui para a promoção da cultura, do turismo e da economia criativa. O Governador Romeu Zema propôs que a Inconfidência Mineira fosse celebrada por todos. Por sua vez, o Secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, comentou sobre o ideal de liberdade e a importância da Inconfidência. 

“Nós podemos dizer que em Minas Gerais que se dá primeiro a liberação do julgo português, ou seja, de não sermos mais colônia. Essa liberdade, mesmo que tardia, tem sido ao longo do tempo o nosso ideal em Minas Gerais”, destacou Leônidas Oliveira.    

A programação em Tiradentes tem início nesta sexta-feira (14) e se estende até o domingo (23), com stands no Espaço Mineiridades no Largo das Forras. Na cidade haverá: shows, lançamento de livros, minicursos, oficinas, entre outras atividades. No feriado, sexta-feira (21), acontecerá a 33ª Cavalgada da Inconfidência Mineira, com concentração às 8h no estacionamento atrás do santuário da Santíssima Trindade, com saída às 10h, pela Estrada Real, e com destino à São João del-Rei. Acesse todas as informações no Instagram: @prefeituratiradentes. 

A Semana da Inconfidência Mineira será marcada por uma série de programações culturais também em Ouro Preto, cidade patrimônio mundial da humanidade,  de 14 a 21 de abril; com uma vasta programação gratuita que integra diversos projetos da cidade, conectando: história, arte, cultura e educação, e mobilizando moradores e turistas que visitam o município. Acesse o Instagram: @prefeituraouropreto. 

 

Qual a sua reação?

Animado(a)
0
Feliz
0
Apaixonado(a)
0
Não tenho certeza
0
Bobo(a)
0

Comentários estão fechados.

Mais em:Cultura