CulturaNotíciasRegião

CORONEL XAVIER CHAVES ABRE CADASTRO PARA AGENTES CULTURAIS E RECEBE “SELO CIDADE AMIGA DO AUDIOVISUAL”

FOTO: PINTEREST

A Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer da Prefeitura de Coronel Xavier Chaves está cadastrando pessoas, grupos, entidades e empresas locais atuantes no setor de cultura, por meio de um formulário online. A oportunidade é para os residentes no município e que trabalhem em algum setor cultural, tais como: literatura, música, dança, artesanato, turismo, entre outros. 

Neste primeiro momento, a administração municipal está coletando dados locais para que, após a regulamentação da Lei Paulo Gustavo, e num segundo momento, possa elaborar editais de recursos voltados para a realidade local. O formulário do Google Forms está disponível no Facebook: Prefeitura de Coronel Xavier Chaves ou clicando aqui

A Lei Paulo Gustavo – Lei Complementar nº 195, de 08 de julho de 2022 – foi idealizada para incentivar a cultura e garantir ações emergenciais, em especial, as consequentes da pandemia, que impactou significativamente o setor nos últimos dois anos. As 26 cidades da Trilha dos Inconfidentes devem receber cerca de 4 milhões e 300 mil reais; para fomento de atividades e produtos culturais, em especial o audiovisual.

Ainda neste cenário, Coronel Xavier Chaves recebeu o “Selo Cidade Amiga do Audiovisual”, da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), em uma cerimônia realizada na terça-feira (28), no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. O evento ocorreu durante o 4º Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo e Circuitos Turísticos. No total, 100 cidades mineiras receberam o selo. A ação é uma iniciativa do Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e da EMC. 

O município foi capacitado, por meio do programa “Cidade de Cinema”, que trabalha com o desenvolvimento de políticas públicas para o audiovisual e o fortalecimento do setor. Com três módulos e mais de 60 horas de aulas, o curso preparou gestores municipais para trabalharem com as políticas públicas voltadas para o audiovisual em âmbito estadual, nacional e internacional. Além disso,  também abordou os benefícios e impactos econômicos que as locações propiciam, e que impactam positivamente no turismo.

Os municípios que não se cadastraram podem ingressar na nova turma do curso “Cidade de Cinema” e receberem o Selo Cidade Amiga do Audiovisual. O cadastro é gratuito e segue aberto, de forma contínua. As inscrições podem ser feitas por meio de um formulário: clique aqui

 

Qual a sua reação?

Animado(a)
0
Feliz
0
Apaixonado(a)
0
Não tenho certeza
0
Bobo(a)
0

Comentários estão fechados.

Mais em:Cultura