A igreja católica promove uma extensa programação durante a quaresma: período do ano litúrgico que antecede a Páscoa cristã. Em São João del-Rei, este ano, a Venerável Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos celebra seus 290 anos em comunhão com a campanha da Fraternidade, que tem como tema: “Fraternidade e Fome” e o lema:”Dai-lhe vós mesmos de comer (Mt 14,16).
Nesta “Sexta-feira das Dores” (17), às 16h houve a recitação do Terço das Mulheres. Na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, a santa missa será celebrada às 19h. E às 20h a Solene Procissão do Depósito da veneranda imagem de Nossa Senhora das Dores sairá da Matriz do Pilar para a igreja de N.S. do Carmo, onde ocorrerá a cerimônia do desvelamento da imagem.
No “Sábado de Passos” (18), a programação católica será a seguinte: às 16h o Movimento Terço dos Homens fará a recitação do terço na Catedral do Pilar, às 19h será celebrada a santa missa e às 20h a procissão do Depósito da veneranda imagem do Senhor Bom Jesus dos Passos carrega a imagem para a igreja de são Francisco de Assis.
No “Domingo do Encontro” (19), haverá a rasoura de N. S. das Dores e santa missa na igreja de N.S do Carmo, às 8h. Às 9h15, a celebração da santa missa solene cantada acontecerá na igreja de São Francisco de Assis, após a entrada da rasoura do Senhor Bom Jesus dos Passos.
Para os cortejos da procissão do Encontro sairão as duas piedosas imagens: a imagem de Nossa Senhora sairá da igreja do Carmo e a imagem de Jesus, nosso Divino Redentor, da igreja de São Francisco de Assis. O Encontro acontecerá na Praça Barão de Itambé, largo da Câmara, e o cortejo segue para a Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, onde os fiéis acompanharão o Sermão do Calvário.
Os dias 24 a 30 de março serão dedicados ao Setenário das Dores e haverá santa missa às 19h, seguida das orações, cânticos e meditações sobre as sete dores de Maria, na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar.
E a sexta-feira, dia 31 de março, será dedicada a Solenidade de Nossa Senhora: às 16h haverá a recitação do terço pelo “Movimento das Mães que oram pelos seus filhos” e às 19h santa missa solene e procissão de Nossa Senhora com visitação aos Passos onde serão executados os Motetos das Dores de autoria dos Maestros Martiniano Ribeiro Bastos e Francisco de Paula Vilela. Na entrada, bênção com o Santo Lenho.