DestaqueNacionalNotíciasSaúde

MINISTÉRIO DA SAÚDE ANUNCIA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE E INTENSIFICA IMUNIZAÇÃO CONTRA A COVID-19

FOTO: INTERNET

O Ministério da Saúde já divulgou o calendário do Programa Nacional de Vacinação 2023. Desde fevereiro, os postos de saúde estão vacinando pessoas dos grupos de risco contra a Covid-19, com o imunizante bivalente e agora em março ocorre a intensificação desta campanha. 

Ainda de acordo com a pasta, vale lembrar que a partir de abril, ainda sem data confirmada, começará a aplicação da vacina contra a gripe. A mudança da composição de cepas (tipos de vírus) das vacinas de influenza é fundamental para a eficiência dos imunizantes, já que os vírus se adaptam e sofrem mutações. 

A OMS analisa todos os subtipos do vírus de gripe que circulam com maior intensidade para que seja possível melhorar a eficiência da vacina. Para o ano de 2023, a rede pública continuará a aplicação com as doses trivalentes atualizadas. 

No entanto, a rede particular receberá a vacina de alta dose, contra as cepas de influenza A e B, considerada tetravalente. Lançado pela Sanofi em março, este imunizante com 4x mais antígeno (componente ativo), a princípio, será recomendado para idosos a partir dos 60 anos de idade.  

Neste mês de março, a vacinação contra a Covid-19, tem como público-alvo: pessoas com maior risco de formas graves de covid-19; idosos; gestantes e puérperas; pacientes imunocomprometidos; pessoas com deficiência; pessoas vivendo em Instituições de Longa Permanência (ILP); indígenas, ribeirinhos e quilombolas; trabalhadores da saúde, crianças e adolescentes. Uma das ações da campanha é mobilizar a comunidade escolar. 

Em abril, no entanto, a campanha será da Gripe. A vacinação contra o vírus Influenza terá o seguinte público-alvo: Pessoas com mais de 60 anos; Adolescentes em medidas socioeducativas; caminhoneiros (as); crianças de 6 meses a 4 anos; Forças Armadas; Forças de Segurança e Salvamento; gestantes e puérperas; pessoas com deficiência; pessoas com comorbidades; população privada de liberdade; povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas; professores; profissionais de transporte coletivo; profissionais portuários; profissionais do Sistema de Privação de Liberdade; e trabalhadores da saúde.

Qual a sua reação?

Animado(a)
0
Feliz
0
Apaixonado(a)
0
Não tenho certeza
0
Bobo(a)
0

Comentários estão fechados.

Mais em:Destaque