A são-joanense Eliciane Pozzato, de 32 anos, está realizando uma vaquinha online para conseguir arrecadar R$ 70 mil para uma cirurgia de revascularização cerebral. Recentemente, Eliciane foi diagnosticada com a doença de Moyamoya, um distúrbio progressivo que afeta os vasos sanguíneos do cérebro.
Eliciane sofreu um mal súbito em 7 de agosto de 2022, e ao ser atendida na UPA de São João del-Rei ela teve o seu quadro clínico constatado como um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Desde então, ela já sofreu outros três AVCs. E o diagnóstico da Moyamoya só foi realizado após diversos exames.
A doença é um distúrbio raro que acomete as artérias do sistema nervoso central, provocando tromboses, isquemias e hemorragias intraparenquimatosas. Em vista disso, a cirurgia é necessária para fornecer o fluxo sanguíneo adequado ao cérebro, evitando os sintomas relacionados à Moyamoya, com uma redução significativa do risco de AVC.
“Existe a possibilidade de realizar o procedimento pelo SUS, mas a fila costuma ser longa, e quanto mais o tempo passa, maior é a chance de complicações causadas pelo quadro”, explicou Eliciane através da campanha. Os interessados em contribuir com qualquer valor com a vaquinha online podem acessar o site https://rb.gy/uymcir.