O Corpo de Bombeiros de São João del-Rei atendeu, nesta terça (18) e quarta-feira (19), três ocorrências envolvendo a captura de animais silvestres em residências no município. De acordo com as informações divulgadas pela corporação, os militares resgataram dois gambás, um deles uma fêmea com cinco filhotes, e um mico.
Na terça-feira, os Bombeiros iniciaram os trabalhos resgatando um gambá de médio porte que estava no interior de um tonel de ração na horta de uma residência, no bairro Solar da Serra. No mesmo dia, outra equipe também capturou uma fêmea com cinco filhotes dentro do armário de uma casa, no bairro Residencial Lenheiro.
Segundo o chefe da equipe que atendeu a segunda ocorrência, Sargento Alex, a recomendação em casos de animais silvestres com filhotes é que as pessoas não se aproximem. “Devido a um comportamento de proteção, estes animais podem ficar agressivos. O ideal é isolar a área e acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros”.
Já na tarde desta última quarta-feira (19), os Bombeiros resgataram um mico em situação de risco no bairro Dom Bosco. No local, os militares encontraram o animal preso dentro da casa de máquinas de um prédio. Segundo informações do porteiro do imóvel, o mico estava andando pela portaria e acabou indo para o local.
Com o uso de uma rede própria para este tipo de captura, os Bombeiros resgataram o animal e o colocaram em um recipiente adequado para o transporte. Em todas as ocorrências, a equipe o levou os animais para uma área aberta de vegetação, afastada da área urbana, para soltura.