Na última semana, o promotor de justiça Dr. Adalberto Leite e vereadores de São João del-Rei visitaram a Casa Lar do Tijuco para a investigação de denúncia sobre a qualidade dos alimentos oferecidos às crianças da instituição. Dias depois, os vereadores também compareceram à Assistência Social, no bairro Matosinhos, onde são guardados os produtos que seriam encaminhados para a entidade, após outra denúncia de que o estoque continha alimentos vencidos.
De acordo com as autoridades, a CPI tem o objetivo de trazer transparência sobre as atividades desenvolvidas pela gestão da Secretaria Municipal de Assistência Social. Segundo a vereadora presentes na coletiva, a iniciativa foi motivada pela situação que encontraram durante a fiscalização na pasta. “Não existe um quantitativo exato de alimentos vencidos que encontramos na Secretaria, mas a quantidade era grande, vimos fardos inteiros de produtos com prazo de validade vencido. Inclusive, esses produtos estavam em más condições de armazenamento, o que impossibilitou a contagem”, afirmou.
Em entrevista à Rádio São João del-Rei, o Prefeito Nivaldo de Andrade disse que ainda não foi informado sobre a solicitação de abertura da CPI e que, em relação aos alimentos, as devidas providências já foram tomadas. A Secretária de Assistência Social, Aline Gonçalves, também falou com a equipe da Rádio São João sobre o pedido de CPI: “Tomei conhecimento da situação há pouco. Estou à disposição para responder o que for necessário. Uma gestão é feita de pessoas e estamos sujeitos a cometer falhas. A Secretaria também está aberta para quaisquer dúvidas e esclarecimentos”, destacou Aline.