A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) enviou na manhã de hoje, vinte e dois técnicos especialistas para o Rio Grande do Sul. A equipe tem como foco dar suporte na operação de saneamento nas cidades que foram inundadas pelas fortes chuvas que atingiram o estado nos últimos dias.
Além disso, na noite do último domingo, dia 05, cerca de 1.300 caixas de copos de água — totalizando 18.200 litros de água potável da Copasa — foram levadas para o estado.
Guilherme Duarte, presidente da companhia de abastecimento de Minas Gerais, informou que os técnicos seriam enviados de forma escalonada e devem auxiliar na retomada de diversas manutenções eletromecânicas e hidráulicas, ajudando a restabelecer painéis elétricos e quadros de comando – responsáveis por distribuir eletricidade entre os equipamentos e controlar sua operação, além de consertar conjuntos motobomba – unidades de bombeamento.
As equipes da Copasa ainda darão suporte ao tratamento da água, por meio de estudos das dosagens necessárias de produtos para tratar a água e realização de procedimentos para eliminar a turbidez (partículas sólidas) presente no líquido, alterada devido às chuvas.
Com informações da Agência Minas.