EducaçãoNotícias

INEP DIVULGA HOJE AS NOTAS DO ENEM 2023

O Instituto Nacional De Estudos E Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou que os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 serão divulgados nesta terça-feira, 16 de Janeiro. Os participantes podem acessar seus resultados através da página do participante, realizando o login na plataforma gov.br. Na página, é necessário clicar na aba ‘resultado’ e selecionar a edição do Enem de 2023, caso o estudante tenha participado de outras edições anteriormente.

O Enem, que ocorreu nos dias 5 e 12 de novembro do ano passado, é crucial para milhões de estudantes brasileiros que buscam ingressar no Ensino Superior. A prova abrange os quatro grandes blocos temáticos: Ciências Da Natureza, Ciências Humanas, Matemática e Português, além de uma avaliação de redação. A pontuação dos candidatos é determinada pela teoria de resposta ao item, que não apenas considera o número de respostas corretas, mas também avalia o nível de dificuldade de cada questão e os itens assinalados pelos participantes.

Nesse método de correção, candidatos com o mesmo número de acertos podem receber pontuações diferentes, levando em conta as características individuais das questões respondidas corretamente ou incorretamente, bem como os itens marcados durante a prova.

Como eu posso utilizar minha nota do enem?

Sisu:

Os participantes do Enem 2023 têm a oportunidade de utilizar suas notas para concorrer a vagas no ensino superior no brasil, principalmente por meio do sistema de seleção unificada (Sisu). Este processo seletivo permite que os estudantes garantam uma vaga em universidades públicas brasileiras. As inscrições para o Sisu em 2023 ocorrerão entre os dias 22 e 25 de janeiro, e os interessados devem acessar o portal único de acesso do Sisu para realizar suas candidaturas. É importante observar as alterações na lei de cotas, aprovada em 2023, que impactaram as regras do Sisu para o ano de 2024.

Fies:

O Programa de Financiamento Estudantil (Fies) também utiliza a nota do Enem como critério de seleção. Por meio do Fies, os estudantes têm a possibilidade de financiar suas mensalidades em instituições de ensino superior particulares, com o apoio do governo federal. Até o momento desta reportagem, o Ministério da Educação e Cultura não divulgou o edital com as regras para o financiamento.

Prouni:

Outra opção é o Programa Universidade para Todos (Prouni), onde os participantes do Enem podem concorrer a bolsas de estudos de 50% ou 100% em universidades particulares. Para se candidatar ao Prouni, é necessário ter cursado todo o ensino médio na rede pública de ensino e pertencer a uma família com renda de até 3 salários mínimos por pessoa. O edital com as regras e datas de inscrições para o Prouni ainda não foi divulgado pelo Ministério da Educação e Cultura.

Qual a sua reação?

Animado(a)
0
Feliz
0
Apaixonado(a)
0
Não tenho certeza
0
Bobo(a)
0

Comentários estão fechados.

Mais em:Educação