Uma garrafa com possível líquido inflamável e uma faca pequena doméstica foram encontradas dentro de duas bolsas, na manhã desta quinta-feira (20), na sede do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste) em Barbacena. O material foi encontrado por funcionários da instituição e policiais militares do 9º BPM durante a realização da Operação de Proteção Escolar.
De acordo com as informações divulgas pela Assessoria de Comunicação do Polícia Militar, uma das bolsas foi localizada no corredor e a outra no banheiro. Diante do fato, a PM isolou imediatamente o local e acionou a perícia para realizar os trabalhos de identificação do líquido.
“Cabe ressaltar que não foram feitas denúncias sobre o fato. Ele ocorreu durante fiscalização preventiva na operação que está acontecendo nos ambientes escolares”, informou PM em nota.
Após o fato, a Direção-Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Campus Barbacena, emitiu um comunicado confirmando que o material suspeito foi encontrado no interior da instituição e que, “segundo informações das autoridades, o material não oferece risco e trata-se de uma brincadeira de mau gosto”.
No entanto, como medida de segurança, as duas últimas aulas do período matutino foram suspensas, até que a perícia fosse concluída. Dessa forma, o funcionamento da instituição foi mantido, assim como as aulas dos turnos vespertino e noturno.