Com as chuvas fortes que atingem Minas Gerais, subiu para 120 o número de cidades que decretaram situação de emergência, segundo o boletim da Defesa Civil estadual atualizado nesta terça-feira (03). O último município a entrar para a lista é Santa Rita de Caldas, no Sul de Minas. Até o momento, 14 óbitos já foram registrados devido aos temporais. O número de desabrigados chega a 1.604 e o de desalojados a 7.463.
Segundo dados da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG), no último domingo, primeiro de janeiro, devido às chuvas intensas ocorridas nos últimos dias, ocorreu o aumento dos níveis dos Rios Sapucaí, Sapucaí Mirim e Mandu que percorrem a cidade de Pouso Alegre. Por essa razão, 16 pessoas ficaram desabrigadas e 11 desalojadas.
Durante a noite desta segunda-feira (02), a Defesa Civil também registrou inundações e alagamentos em Perdões, que afetaram seis residências e uma granja. O órgão está realizando ações de resposta ao desastre. Três pessoas ficaram desabrigadas e não há registro de desalojados até o momento.