Na tarde desta última terça-feira (24), uma serpente caninana foi resgatada pelos militares do Corpo de Bombeiros de São João del-Rei em uma residência no Bairro Tijuco. O animal media quase 2,5 metros e estava escondido dentro de um balde no quintal de uma casa. De acordo com os bombeiros, apesar de intimidar pelo grande porte, esta espécie não possui veneno.
Na ocasião, os militares utilizaram equipamentos de proteção individual e de resgate de ofídios. Segundo o Sargento Dias, chefe da equipe que atendeu a ocorrência, a captura do animal foi facilitada pela ajuda dos moradores que taparam o recipiente e impediram a fuga da serpente.
“Ainda assim, ela resistiu muito, pois se trata de um animal bastante arisco. Além disso, a cobra era de grande porte, o que dificulta na hora de colocá-la dentro da caixa de captura”, explicou Dias. A serpente não sofreu nenhum ferimento e foi devolvida ao seu habitat natural, longe da área urbana.
De acordo com os militares, as caninas são comuns na região e, geralmente, entram em residências próximas às áreas de vegetação em busca de alimento. Nestes casos, orientação do Corpo de Bombeiros é de isolar o local e acionar quem possa preservar a integridade física das pessoas e do animal.
“Embora cobras assustem, quem se deparar com uma não deve tentar capturar por meios próprios ou muito menos matar o animal”, adverte o Sargento Dias. Para acionar os bombeiros basta ligar no telefone 193.