O Setor de Endemias por meio da Secretaria Municipal de Saúde de São João del-Rei, divulgou nesta quinta-feira (07), o boletim epidemiológico do Aedes Aegypti (Dengue), chikungunya e zika vírus.
Para a dengue foram notificados 56 casos, sendo 36 negativos, 6 aguardam resultado e outros 14 casos foram confirmados, sendo registrado nos seguintes bairros:
– Bom Pastor, Caeira, Centro, Fábricas, Vila Santa Terezinha : 1 caso em cada;
– Bonfim, Colônia do Marçal e Tijuco: 2 casos em cada;
– Matosinhos: 3 casos.
Para a chikungunya foram notificados 5 casos, 2 aguardam resultado e outros 3 casos foram confirmados, sendo registrado nos seguintes bairros:
– Bom Pastor, Fábricas e Matosinhos: 1 caso em cada.
Para o zika vírus foi notificado 1 caso no bairro Tejuco, que aguarda resultado.
O Setor de Endemias ainda informa que foi realizada ontem, quinta-feira (07), a segunda reunião do Comitê Municipal de mobilização de controle do mosquito Aedes aegypti. O comitê foi constituído visando à mobilização e participação dos diversos segmentos da comunidade são-joanense nas ações de controle da dengue, Chikungunya e Zika vírus, tendo funções consultivas,sugestivas e propostas de intervenção no âmbito de sua competência.
Lembrando que as três doenças são adquiridas através da picada do mosquito Aedes aegypti, mais conhecido como mosquito da dengue, ou o Aedes albopictus. A única forma de evitar as três doenças é com o combate do mosquito, através da eliminação dos criadouros do mosquito nas casas, no trabalho e nas áreas públicas. Uma tarefa de todos.