O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Fazenda (SEF/MG), acaba de disponibilizar mais uma ferramenta para facilitar a vida dos contribuintes mineiros. Trata-se do aplicativo Nota Fiscal Fácil (NFF), que, inicialmente, poderá ser utilizado por produtores rurais pessoas físicas que trabalham com hortifrutigranjeiros, segmento que reúne cerca de 350 mil pessoas.
O lançamento oficial ocorreu nesta terça-feira (22), em evento virtual com a participação de entidades do setor agrícola e abertura do secretário adjunto de Fazenda, Luiz Claudio Gomes.
A ferramenta permite a emissão simplificada da nota fiscal eletrônica, deixando a complexidade da geração de arquivos sob a responsabilidade de um sistema centralizado (o Portal Nacional da NFF), pois a maior parte dos campos é preenchida automaticamente, graças ao cadastramento prévio, realizado pela própria SEF/MG.
O aplicativo está disponível para dispositivos móveis e pode ser baixado, gratuitamente, nas lojas virtuais. Para utilizar a NFF, os produtores só precisam ser cadastrados no portal “gov.br” do governo federal , essa etapa é necessária para fazer a autenticação do usuário sem a necessidade de certificado digital.
Com as informações: Agência Minas