O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) divulgou o calendário para pagamento das duas primeiras parcelas do 13º salário para aposentados e pensionistas, antecipado para maio devido à pandemia de Coronavírus. Para os segurados que recebem até um salário mínimo, a primeira parcela será depositada no dia 25 deste mês. Os depósitos ocorrerão até oito de junho.
A segunda parcela será paga entre os dias 24 de junho e cinco de julho. As datas foram definidas de acordo com o dígito final dos benefícios, começando nos segurados de final um e terminando nos segurados de final zero.
Para os beneficiários que recebem acima de um salário mínimo, o calendário é diferente. A primeira parcela será paga de primeiro a oito de junho, e a segunda parcela de primeiro a sete de julho. Começam a receber os segurados com dígito final um e seis, passando para dois e sete, seguido dos finais três e oito, quatro e nove e terminando nos finais cinco e zero.
O decreto com a antecipação do pagamento do 13º para aposentados e pensionistas foi publicado no início desse mês. De acordo com o Ministério da Economia, a medida deve injetar cerca de 52 bilhões e 700 milhões de reais na economia do país, mas por ser apenas uma mudança de calendário, não causará impacto orçamentário.
As datas estão sendo informadas no aplicativo Meu INSS e no site www.meu.inss.gov.br