
A Secretaria Municipal de Saúde de São João del-Rei emitiu um comunicado em resposta à “Carta Aberta à População” publicada pela Santa Casa de Misericórdia de São João del-Rei nesta terça-feira, dia 08 de outubro. Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Renê Marcos Fernandes, a nota teria sido “precipitada e desrespeitosa com o Sistema Único de Saúde e todos que dele dependem” e que teria causado pânico na população.
Na nota, Fernandes destaca que a Santa Casa, ao afirmar que sua missão é oferecer atendimento de qualidade independentemente da condição financeira, teria relatado uma inverdade, visto que, “para atender os critérios e benefícios da filantropia é uma obrigatoriedade que instituição tem, de atender no mínimo 60% SUS para continuar obtendo as vantagens de ter a certificação CEBAS SAÚDE”.
Além disso, o gestor menciona a recepção de várias denúncias indicando a falta de médicos pediatras na porta de pronto-socorro da instituição, o que, segundo ele, não pode ser apurado devidamente, devido às denúncias serem anônimas.
Por fim, o gestor orienta que, caso os direitos dos usuários do SUS sejam desrespeitados, as famílias devem buscar o Ministério Público ou o Conselho Regional de Saúde.
Por fim, o Secretário ressaltou que a Secretaria está atenta a essas questões e reafirma o compromisso de que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) manterá o atendimento pediátrico todos os dias, das 7h às 19h.
A equipe da Rádio São João del-Rei tentou contato com a Santa Casa, mas até o momento de encerramento desta matéria, não recebeu respostas.