O resultado foi divulgado no nº 10/2024 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a Capes, que avaliava os projetos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, o PIBID, um programa de formação de professores a nível nacional. A UFSJ foi a única universidade federal do Sudeste a ser classificada entre os primeiros colocados, com nota de 299,98 de 300.
O PIBID é uma iniciativa da Política Nacional de Formação de Professores, desenvolvida pelo Ministério da Educação, o MEC, que busca proporcionar aos estudantes de licenciatura uma vivência prática do ambiente escolar. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura para acompanharem e realizarem práticas escolares em conjunto com as instituições de ensino de nível fundamental e médio.
Em São João del-Rei, o PIBID já atuou em diversas escolas da cidade, como as estaduais Professor Iago Pimentel, Garcia de Lima e João dos Santos. O resultado da análise é uma boa notícia para os estudantes da UFSJ, que estarão melhor colocados na distribuição de bolsas do programa.