Nesta segunda-feira, 22, registros de diversos moradores denunciaram podas de árvores na rua Paulo Freitas, área central de São João del-Rei. No Boletim de Ocorrência referente ao caso, emitido pelo Corpo de Bombeiros, consta que a solicitação de vistoria e poda de quatro árvores do tipo “Aroeira Salso” foi atendida devido ao risco de queda de troncos e galhos. A vistoria dos bombeiros teria encontrado doença nas árvores. Conforme o boletim, “a madeira do tronco estava degradada e apresentava buracos/aberturas e havia degradação da cavidade do tronco da árvore, além da planta apresentar algumas uniões fracas de galhos, e também defeitos na árvore que afetavam boa parte de sua circunferência”.
Nossa equipe falou com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Secretaria de Meio Ambiente), representada pelo Secretário Toninho Lombardi, que relatou que as informações passadas pelo Corpo de Bombeiros à Secretaria constavam que moradores da rua Paulo Freitas acionaram os bombeiros que, ao avaliar as condições das árvores, realizou a poda. Por fim, Samuel Ribeiro, representante suplente do projeto social CAC (Centro Criança e Adolescente) no CODEMA (Conselho Municipal de Conservação, Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente) de São João del-Rei, avaliou as fotos das árvores e constatou que duas árvores estavam de fato comprometidas. Entretanto, segundo Samuel, as outras duas árvores não deveriam ter sido podadas pois não apresentavam riscos de queda.
Lucília Resgalla, vice-presidente do CODEMA, nos informou que a forma correta de solicitar a poda de árvores é através do encaminhamento do pedido à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade que, ao recebê-lo, faz o parecer ao CODEMA. No Conselho, uma assembleia é realizada após avaliação da necessidade de poda e, só assim, autorizado ao Corpo de Bombeiros. Lucília afirma que os Bombeiros, atendendo ao pedido de uma moradora, “não seguiram os trâmites”.