Às vésperas do feriado de 7 de setembro, a Polícia Militar de Minas Gerais, através da Polícia Militar Rodoviária, lança a Operação Independência 2023, que vai cobrir 30 km de estradas estaduais e federais no Estado. Os militares reforçarão o policiamento ostensivo e preventivo em locais e horários com maior incidência de acidentes e de criminalidade até próximo domingo (10).
Combate à embriaguez ao volante, aos crimes de tráfico de drogas, fiscalização de ultrapassagens indevidas e controle de excesso de velocidade são algumas das atividades que serão priorizadas durante a ação.
Para reduzir o risco de acidentes, a orientação é que, antes de pegar a estrada, os motoristas façam a revisão preventiva no veículo, o que inclui a checagem da calibragem dos pneus, do sistema de iluminação, dos equipamentos obrigatórios, do nível do óleo e da água, entre outros. O uso da cadeirinha para bebês e crianças também é indispensável.
A cada três ou quatro horas de percurso também é recomendado uma pausa para descanso ou para revezar o condutor do veículo. O cumprimento das leis de trânsito é essencial, incluindo limites de velocidade, sinalizações e regras de ultrapassagem. Em caso de emergência nas rodovias federais, os usuários podem ligar para o 191.