Uma equipe do Corpo de Bombeiros de São João del-Rei realizou, nesta segunda-feira (24), o salvamento de uma bebê de apenas 11 dias que estava com a respiração obstruída no bairro Solar da Serra.
Segundo o chefe da equipe de resgate que realizou as manobras de desobstrução das vias respiratórias nesta segunda-feira, Sargento Emiliano, o pai da criança entrou em contato com a corporação informando a situação. Contudo, em função do nervosismo do momento, ele não conseguiu executar as orientações dadas por telefone e foi necessário que uma Unidade de Resgate fosse até a residência da família o mais rápido possível, utilizando sirene e sinais luminosos durante o trajeto.
No local, a menina recém-nascida não estava respirando e começava a ficar cianótica (com a pele arroxeada) e foi salva pelo bombeiro militar. “Eu a tomei nas mãos e iniciei as manobras. Logo nos primeiros movimentos, pude perceber que ela começou a chorar, sinal de que havia passagem de ar”, informou o Sargento Emiliano. Depois disso, a bebê foi levada ao Hospital Santa Casa da Misericórdia, onde foi avaliada por uma equipe médica em função do tempo que ficou sem respirar.
Esta foi a terceira ocorrência relacionada a bebês engasgados nas últimas duas semanas no município que contou com a contribuição dos militares. No dia 10 de julho, um menino de pouco mais de um ano foi levado à sede do Segundo Pelotão de Bombeiros pelos pais com a respiração obstruída. Já no dia 16, um recém-nascido de apenas 24 dias de vida foi salvo por telefone.