A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou o curso de doutorado em Engenharia Elétrica na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Ele será oferecido a partir do primeiro semestre de 2024 e a seleção deve ocorrer durante o segundo semestre deste ano.
De acordo com o professor Marco Aurélio de Oliveira Schroeder, coordenador-geral do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEL), a aprovação recente desta proposta deixou a equipe satisfeita e motivada. O curso será presencial, com algumas disciplinas oferecidas on-line, e terá duração de até 48 meses.
O doutorado é destinado a pessoas com mestrado em Engenharia Elétrica e graduação nesta ou em áreas afins e tem como objetivo desenvolver a capacidade e habilidade de conduzir pesquisa original e independente e formar lideranças no setor, que envolve, obrigatoriamente, a preparação de tese.
Professores do CEFET-MG e da UFSJ, além de dois docentes da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e um da Maynooth University (Irlanda), formam o corpo docente.