CidadeNotíciasSão João del-ReiSaúde

CARRAPATOS CONTAMINADOS COM BACTÉRIA DA FEBRE MACULOSA SÃO ENCONTRADOS EM SJDR E CRIANÇA PODE TER SE INFECTADO

Foto: Jerry Kirkhart/Wikimedia

O Setor de Endemias da Secretaria de Saúde de São João del-Rei emitiu um comunicado nesta sexta-feira (07) informando a localização de carrapatos do gênero Amblyomma – transmissores da febre maculosa – infectados com a bactéria causadora da doença. A pasta informou que uma criança de 11 anos está sob suspeita de ter se infectado, mas que ela está bem, sob tratamento e à espera do resultado do exame.

Os transmissores foram encontrados às margens do Rio das Mortes, no espaço compreendido entre as pontes de Santa Cruz de Minas e a que dá acesso entre as Avenidas Leite de Castro e 31 de Março. Por isso, é preciso que moradores e transeuntes das seguintes localidades tenham atenção com a presença do carrapato: Inocoop, Vila Santo Antônio, Vila Jesus Silva, Jardim Paulo Campos, Vila Nossa Senhora de Fátima e Cohab.

O Setor de Endemias classificou a região como uma área de alto risco e pediu cuidado ao passar pelo local. Em caso de sintomas como febre, dores abdominais, musculares e de cabeça, náuseas, vômitos e diarreia, entre em contato com uma unidade de saúde. 

Algumas das recomendações da Secretaria de Saúde são:

  • Evite circular às margens do rio e em regiões de mata ou vegetação rasteira. Caso seja necessário, utilize botas, calças e blusas de mangas compridas, preferencialmente na cor branca e faça uso de repelentes que contenham icaridina em sua composição;
  • Ao chegar em casa verifique a presença de carrapatos pelo corpo e, houver algum, faça a retirada correta (com auxílio de uma pinça e torcendo o parasita);
  • Mantenha quintais capinados, gramados aparados, arbustos podados e áreas de lazer regularmente inspecionadas;
  • Faça a dedetização, limpeza e higienização de quintais, canis, currais, estábulos, etc.
  • Evite passear com seus pets em áreas sujeitas a presença de carrapatos;
  • Utilize coleiras repelentes e trate os animais já parasitados;
  • Em caso de viagens, remoção ou mudança dos animais de local, verifique antes a total eliminação dos parasitas.

Qual a sua reação?

Animado(a)
0
Feliz
0
Apaixonado(a)
0
Não tenho certeza
0
Bobo(a)
0

Comentários estão fechados.

Mais em:Cidade