O Setor de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde de São João del-Rei, realiza na próxima segunda-feira (10) mais uma etapa de combate ao mosquito Aedes Aegypti no município. A ação consistirá na utilização do sistema Aero System no interior das residências nas localidades do Residencial Lenheiros, São Bento, Barro Preto, Residencial Dom Lucas E Residencial Risoleta Neves.
A ação tem como principal objetivo reduzir os índices de infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, criando uma barreira de conteção na disseminação de casos das doenças no município. Até o dia 28 de junho, São João del-Rei já contabilizava 734 casos positivos de Dengue e 258 de Chukungunya.
Segundo o Setor de Endemias, as regiões que estão recebendo a ação complementar de combate ao Aedes Aegypti foram selecionadas de acordo com os critérios técnicos referentes ao índice de infestação predial coletados em maio e também conforme a concentração de casos registrados.
“Ao contrario das ações de pulverização de inseticida já utilizadas no município, o diferencial desta nova estratégia é que sua aplicação será realizada dentro das residências, onde o mosquito está abrigado e a espera do momento oportuno para fazer uma nova vítima”, comunicou o órgão, em nota divulgada nesta quinta-feira (06).
Os Agentes de Combate às Endemias ficarão responsáveis por realizar a aplicação do Aero System; confira algumas das orientações:
- Recomenda-se que as pessoas e animais sejam retirados do interior da residência antes da aplicação, permanecendo no local somente o agente de saúde e um responsável pelo imóvel;
- Deixar as portas de armários e guarda-roupas abertas;
- Cobrir com plástico os aquários com peixes e desligar a bomba de oxigenação;
- Proteger os utensílios domésticos, panelas, pratos e talheres, cobrindo com um pano;
- Desligar o fogão e apagar as velas e o piloto de aquecedores que estejam acesos;
- Agitar as cortinas, roupas e portas internas para provocar a movimentação dos mosquitos.