Nesta sexta-feira (23), a Receita Federal libera a consulta ao segundo dos cinco lotes de restituição do Imposto de Renda de 2023. Cerca de 5 milhões de contribuintes que entregaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física acertarão as contas com o fisco. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores.
Está previsto que os 5.138.476 contribuintes recebam R$ 7,5 bilhões. Todos o valor, informou a Receita Federal, irá para aqueles com prioridade no reembolso. A maior parte informou a chave Pix do tipo CPF na declaração do Imposto de Renda ou usou a declaração pré-preenchida. Os demais contribuintes têm direito a prioridade legal.
A consulta do lote pode ser feita online na página da Receita Federal. Para isso, o contribuinte precisa clicar em “Meu Imposto de Renda” e, depois, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível realizar o processo pelo aplicativo da Receita Federal disponível para tablets e smartphones.
A previsão é que o pagamento seja concluído em 30 junho, na conta ou na chave Pix informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se houver alguma pendência, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes da malha fina.