Já começou o período de inscrições do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. O exame é destinado a quem não conseguiu concluir o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio na idade adequada para cada etapa de ensino. Os interessados poderão se inscrever gratuitamente pelo Sistema Encceja até o dia 2 de junho.
O prazo também vale para as solicitações de atendimento especializado e de tratamento por nome social. As provas, tanto para o ensino fundamental quanto para o médio, serão aplicadas no dia 27 de agosto e o gabarito será divulgado em 11 de setembro. Pode participar do exame do Ensino Fundamental quem já completou 15 anos e, para a prova do Ensino Médio, é necessário ter 18 anos ou mais.
Para obter o certificado de conclusão, o participante deverá alcançar 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento, em uma escala de 60 a 180, além de tirar nota igual ou acima de 5 na redação. Os participantes terão acesso aos resultados no dia 22 de dezembro.
O participante que faltou à prova de todas as áreas em que se inscreveu no Encceja 2022, e não justificou sua ausência ou teve a solicitação de justificativa reprovada deverá ressarcir ao Inep o valor de R$ 40, caso queira fazer o Encceja 2023. O pagamento deve ser feito por meio de boleto, que será gerado no sistema de inscrição e poderá ser pago em qualquer banco ou casa lotérica.