Unindo cinema e música, o projeto Cine Instrumental na Estrada Real dá início à circulação nesta terça-feira (16), com a sua primeira projeção em praça pública, na cidade de Nazareno. A partir das 18h30, serão exibidos diversos curtas com classificação livre, na Praça Nossa Senhora de Nazaré, que retratam a mineiridade, a música e as artes.
Além da exibição das obras, haverá a apresentação do espetáculo de música instrumental e dança “Alento”, desenvolvido pelo músico Marcos Brey e a bailarina Kamily Brasileiro, bem como a apresentação de Camilo Carvalho, músico da cidade. O evento é gratuito e terá a distribuição de pipoca e refresco para a população.
Após circular em Nazareno, o projeto Cine Instrumental na Estrada Real também passará pelas cidades de São João del-Rei, Mercês de Água Limpa, Nova Ponte, Ribeirão das Neves e Martinho Campos. Ao longo deste ano, a iniciativa realizará sessões gratuitas de filmes nacionais, com intervenções ao vivo de música instrumental.
O projeto Cine Instrumental na Estrada Real é uma iniciativa que fomenta a utilização regular dos espaços públicos para a realização de atividades culturais. As cidades visitadas fazem parte da história e do desenvolvimento do Circuito e possuem diversas praças e locais públicos com potencial de ocupação pela população.
O diálogo estabelecido através do cinema e a música instrumental contribui para a formação de público consumidor de cultura. O Cine Instrumental é uma ação do Coletivo Noite de Cinema através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com patrocínio de empresas e apoio das prefeituras e instituições locais.