CidadeNotíciasSão João del-Rei

CORPO DE BOMBEIROS DE SJDR SE PREPARA PARA PERÍODO DE SECA E ESTIAGEM

Foto: CBMMG/ divulgação

O 11° Pelotão do Corpo de Bombeiros de São João del-Rei está em estado de alerta e se preparando para o período de seca e estiagem que ocorre, geralmente, entre maio e outubro de cada ano na região do Campo das Vertentes. 

Em entrevista concedida à Rádio São João del-Rei nesta sexta-feira (05), o bombeiro militar, Cabo Cristiano Giovanni, abordou sobre o tema, deu dicas e fez alertas à população, e falou sobre os ramos de atuação em que a corporação pode ser acionada. 

O militar disse que incêndios em função da seca na região são recorrentes. “Este período começa em maio, mas o auge das ocorrências ocorre entre meados de julho e o final de setembro, quando as temperaturas ficam mais elevadas, aumentando a seca nas vegetações”, afirmou. 

Neste ano, Cabo Cristiano Giovanni informou que situações neste sentido aconteceram de forma esporádica, em razão da maior frequência de chuvas. “O acontecimento de incêndios depende muito das condições climáticas e da quantidade de chuva no local. E a maioria dos casos ocorre pela ação humana, seja de maneira proposital ou acidental”, prosseguiu. 

A atuação da Brigada 1 e IEF, além das defesas civis locais também foi lembrada pelo bombeiro. “É muito importante a atuação dos brigadistas e das defesas civis. Muitas vezes o nosso pessoal não é suficiente para combater determinados incêndios, como ocorreu na Serra de São José, em 2021. Na ocasião, foi necessária a presença das brigadas, da Polícia Militar e de aeronaves”.

Cabo Cristiano Giovanni também deu dicas de prevenção aos acidentes com fogo, como garantir que matagais não estejam com altura elevada e fazer a capina e a limpeza correta de terrenos. 

A população pode acionar o Corpo de Bombeiros, através do 193, para as seguintes situações: resgate, socorro (incêndios e risco de explosão) e salvamento (árvores em vias públicas, vítimas de afogamento ou presas sem a possibilidade de locomoção, animais em situação de risco e pessoas em locais de difícil acesso, por exemplo). “Também atuamos na área de prevenção, para garantir que lugares como escola, estádios, cinema e teatro tenham saídas de emergência e a presença de extintores”, finalizou. 

Qual a sua reação?

Animado(a)
0
Feliz
0
Apaixonado(a)
0
Não tenho certeza
0
Bobo(a)
0

Comentários estão fechados.

Mais em:Cidade