A Secretaria de Saúde de São João del-Rei, por meio do Setor de Endemias, vai promover, na próxima semana, dois “fumacês” para combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.
A primeira ação aconteceu nesta última quinta-feira (27) e, na semana que vem, ocorrerá na segunda-feira, primeiro de maio, e na sexta-feira (05). O veículo UBV, responsável por espalhar a fumaça inseticida, passará nos bairros Araçá, Bela Vista, Dom Bosco, Fábricas, São Geraldo e Senhor dos Montes, das 6h às 8h40 e das 16h às 20h40.
A iniciativa ocorreu após o município decretar estado emergencial, em função do surto simultâneo de Dengue e Chikungunya nas últimas semanas. Por isso, a pasta recomenda que moradores das localidades informadas:
- Fiquem atentos quanto ao horário de circulação do veículo para manter as janelas e cortinas das residências abertas;
- Realizem ações para dispersar o mosquito Aedes Aegypti das casas, como agitar panos ou outros objetos em locais que possam servir como esconderijo dos mesmos (cama, porta, geladeira, mesa, sofá);
- Recolham as roupas do varal e retirem dos locais animais que podem ser prejudicados pelo inseticidas, durante três horas após a passagem do carro;
- Isolem idosos e pessoas com problemas respiratórios para não se prejudicarem com o cheiro e a ação do “fumacê” durante as três horas posteriores.
A Secretaria de Saúde também informou que haverá um mutirão “bota-fora” no distrito de São Sebastião da Vitória neste sábado (29), às 9h, com o objetivo de eliminar os focos do agente transmissor das arboviroses. A população deverá retirar de suas residências, os materiais inservíveis para que sejam recolhidos na iniciativa.