O Governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), em companhia do Secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira; da Secretária Adjunta de Cultura e Turismo, Milena Pedrosa; do Prefeito de Tiradentes, Nilzio Barbosa – além das autoridades do legislativo estadual e federal – marcaram presença nas comemorações da cidade histórica cujo nome homenageia Joaquim José da Silva Xavier, o Alferes Tiradentes. A programação na cidade segue até o domingo (23).
A “Semana da Inconfidência” comemora os 231 anos da morte de Tiradentes por meio do “Festival Mineiridade”, com o slogan: “A liberdade mora em Minas”. Inédito, o projeto é realizado pelo Governo de Minas, através da Sec. de Estado de Cultura e Turismo em parceria com as prefeituras dos municípios; e conecta, pela primeira vez, Ouro Preto e Tiradentes pelas memórias do período histórico.
Em Tiradentes, as comemorações desta sexta-feira, 21 de Abril, – Dia da Inconfidência Mineira – tiveram início ainda pela manhã com a realização de um ato cívico no Largo do Sol: com o hasteamento da bandeira, desfile das escolas municipais, banda do exército e banda Ramalho e Banda Salesiana Meninos e Meninas de Dom Bosco que entoaram os cânticos da liberdade. Além de uma apresentação do Teatro Entrevista. Na sequência da programação oficial, houve uma visitação ao Museu Casa Padre Toledo, antiga residência de Carlos Correia de Toledo e Melo, também foi inconfidente.
Criada em 1952 pelo governador Juscelino Kubitscheck, a Medalha da Inconfidência foi e é, tradicionalmente, entregue no dia 21 de abril, Dia de Tiradentes. A Medalha da Inconfidência é concedida pelo Estado a personalidades e instituições que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais e do país.
Este ano, o Dia da Inconfidência homenageou 170 pessoas que contribuíram para a projeção e valorização de Minas Gerais. Além do Grande Colar – entregue ao ex-presidente da República, Michel Temer – estão sendo entregues 170 condecorações: 40 Grandes Medalhas, 58 Medalhas de Honra e 72 Medalhas da Inconfidência. Acesse o Instagram: @culturaeturismomg.