A Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, em São João del-Rei, vai celebrar nesta quarta-feira (05), às 19h, na sexta-feira (07), às 8h, e no sábado (08), às 8h30, o Ofício de Trevas – rito tradicional da Semana Santa na cidade. A solenidade traz orações, salmos, leituras e cantos que refletem o drama da Paixão e da Morte de Jesus Cristo.
Em São João del-Rei, diferente de outros locais, a tradição do Ofício se mantém há mais de 300 anos. Na igreja, um grande candelabro triangular com 15 velas, chamado tenebrário, é aceso e, após cada salmo, uma vela é apagada.
Ao final, apenas a vela localizada no vértice no tenebrário permanece acesa na basílica e é levada para a parte de trás do altar, representando a luz de Cristo. Este é o momento das trevas, em que os fiéis fazem barulho batendo com o pé no assoalho. Na sequência, as luzes da igreja são novamente ligadas e a vela que não foi apagada retorna para o centro do tenebrário, recordando a ressurreição de Jesus.
Em entrevista concedida à diocese, o Monsenhor Geraldo Magela explicou o motivo do ritual ser dividido em três partes. “São João del-Rei conservou na sua totalidade os três ofícios: o primeiro realizado na Quarta-Feira Santa à noite. Os outros dois, chamados de Matinas e Laudes, ocorrem nas manhãs de Sexta-Feira da Paixão e Sábado Santo. O Ofício de Trevas reforça a luz da ressurreição de Cristo, significa que ele venceu a morte e está no meio de nós”, disse.
Na Quarta-Feira Santa (05), a Rádio São João del Rei transmitirá, a partir das 19h, a celebração do Ofício de Trevas através dos 970 AM, do Facebook e do site: radiosaojoaodelrei.com.br.
As informações foram retiradas do site da Diocese de São João del-Rei.