NacionalNotíciasSaúde

APÓS DUAS DÉCADAS, BRASIL VOLTA A REGISTRAR RECORDE DE MORTES DIÁRIAS POR TUBERCULOSE

Foto: Shutterstock

O Ministério da Saúde informou, na última sexta-feira (24) – data em que se celebrou o Dia Mundial do Combate à Tuberculose -, que a doença mata 14 pessoas por dia no Brasil. O órgão declarou que este número é um recorde após duas décadas e alertou para uma queda na cobertura vacinal. 

De acordo com os dados mais recentes, em 2022 foram 78 mil diagnósticos da doença – o que representa uma média de 36,3 casos a cada 100 mil habitantes. E em 2021, o país registrou 5.072 óbitos em decorrência da Tuberculose – número mais alto desde 2002. 

A cobertura da vacina BCG, aplicada contra a enfermidade, está em queda. O imunizante é destinado, inicialmente, a crianças de 0 meses a 4 anos de idade e protege contra formas mais graves da doença. Em 2018, a imunização no território nacional atingiu 88% do público-alvo. Antes disso, este número estava em 95%.

Em São João del-Rei, a Secretaria de Saúde informou que a procura pela vacina BCG é alta e atinge mais de 90% do público-alvo. Em entrevista concedida na última sexta-feira (24), o Ministério estabeleceu como meta reduzir o coeficiente de incidência da Tuberculose em 90% e alcançar menos de dez casos por 100 mil habitantes até 2035. Além disso, o objetivo é eliminar esta e outras enfermidades, como a Hanseníase, até 2030. 

Qual a sua reação?

Animado(a)
0
Feliz
0
Apaixonado(a)
0
Não tenho certeza
0
Bobo(a)
0

Comentários estão fechados.

Mais em:Nacional