A igreja católica celebra o Setenário das Dores como parte das programações no período da quaresma. Em São João del-Rei, na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, haverá santa missa a partir desta sexta-feira (24), às 19h, até o dia 30 de março. Após a celebração, os fiéis fazem uma reflexão das sete dores de Maria através de cânticos, orações e meditações. No Santuário Bom Jesus de Matozinhos, nesta sexta-feira (24) e neste sábado (25), haverá santa missa às 19h e Setenário das Dores, com o Pe. Bittar.
No distrito de São Sebastião da Vitória, a programação do Setenário das Dores começará neste sábado (25), com a santa missa às 18h, na paróquia de São Sebastião. Nos demais dias, de 26 a 31 de março, a celebração ocorrerá às 19h.
Outro distrito com programação será o Rio das Mortes. Neste domingo (26) tem início a Semana das Dores na Paróquia de Santo Antônio e Bem-Aventurada Nhá Chica. Até o dia 1º de abril, às 19h, na Igreja Matriz, haverá santa missa e orações de reflexão às dores de Maria Santíssima. A partir do dia 02 de abril, a programação será repleta de atividades litúrgicas e paralitúrgicas para preparar os fiéis a vivenciarem os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.
Em Tiradentes, na Matriz de Santo Antônio, haverá uma missa presidida pelo Revmo Sr. Pe. Javé Domingos da Silva – Reitor do seminário de São Tiago e Vigário da paróquia da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, até 25 de março. Neste domingo (26), haverá santa missa e Sermão da Soledade, com participação da Orquestra Ramalho. Todas as celebrações serão transmitidas pela internet pelos canais oficiais no Youtube e Facebook: /paroquiatiradentesoficial.
As Sete Dores de Maria estão relacionadas às passagens narradas no Evangelho: 1 – A Apresentação de Jesus no Templo e a profecia de Simeão; 2 – A fuga para o Egito; 3 – A perda do Menino Jesus no Templo; 4 – O encontro com Jesus no caminho do Calvário; 5 – O momento em que se encontrou de pé junto à Cruz de Jesus; 6 – Quando teve o corpo de Jesus morto em seus braços; 7 – O sepultamento de Jesus.