A Polícia Federal (PF) cumpre, na manhã desta sexta-feira (17), um mandado de busca e apreensão em São João del-Rei durante a oitava fase da Operação Lesa Pátria, determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A ação busca identificar os envolvidos nos atos ocorridos em 8 de janeiro de 2023, em Brasília/DF, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos e depredados.
Em Minas Gerais, a PF cumpre, ao todo, 9 mandados de busca e apreensão e 8 mandados de prisão preventiva. Além de São João del-Rei, os mandados também estão sendo cumpridos nas cidades de Sete Lagoas, Uberaba, Uberlândia e Capinópolis.
Nesta sexta-feira, os policiais federais cumprem em todo o Brasil 46 mandados de busca e apreensão e 32 mandados de prisão preventiva nos estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul, São Paulo e no Distrito Federal.
Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
Informações sobre a identificação de pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os fatos ocorridos em 8 de janeiro de 2023, em Brasília/DF, podem ser encaminhadas para o e-mail denuncia8janeiro@pf.gov.br.