Os trabalhos de restauração da escultura do anjo barroco, feita pelo Mestre Aleijadinho, começaram nesta semana na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em São João del-Rei. A obra foi danificada em 2018, quando um estudante universitário tentou escalar a fachada da igreja histórica, que é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Segundo o Secretário de Cultura e Turismo de São João del-Rei, Marcus Fróis, a execução do projeto de restauração do anjo foi viabilizada com os recursos do ICMS Cultural. O Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (CMPPC) antecipou um repasse de R$ 35 mil para a Ordem Terceira do Carmo, que com o apoio da Associação dos Amigos de São João del-Rei contratou uma empresa para realizar o serviço.
O dinheiro será devolvido ao Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio pela família do estudante, após acordo com o Ministério Público Federal (MPF). As marcas dos danos causados ao anjo ficaram visíveis nos últimos quatro anos, tendo em vista que a obra de arte esculpida em pedra sabão fica na entrada principal da igreja, que foi construída entre os anos de 1732 e 1759.
A escultura, que preserva características do período barroco, ficou sem um dos braços e parte da roupa. A expectativa é de que o processo de restauração seja concluído em dois dias.