O Ministério da Saúde começa, nesta segunda-feira (27), mais uma etapa da vacinação contra a Covid-19 em todo o país. Nesta nova fase, as pessoas serão imunizadas com o reforço do imunizante bivalente da Pfizer. De acordo com o órgão, a vacina melhora a imunidade contra o vírus da cepa original e também as subvariantes Ômicron.
Em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Saúde informou que recebeu, até o momento, o total de 680,4 mil doses da vacina bivalente contra a Covid-19. A distribuição para as Unidades Regionais de Saúde (URSs) começou em 15 de fevereiro. A Secretaria de Saúde de São João del-Rei receberá as doses nesta terça-feira (28), e o cronograma de vacinação deverá ser divulgado nos próximos dias.
Inicialmente, o imunizante estará disponível somente para os chamados grupos de risco. Conforme anunciado pelo Ministério da Saúde, as doses serão aplicadas da seguinte maneira: na fase 1, pessoas acima de 70 anos, imunocomprometidos, indígenas, ribeirinhos e quilombolas; na fase 2, pessoas com idade entre 60 e 69 anos; na fase 3, gestantes e puérperas; e na fase 4, profissionais de saúde.
Estados e municípios podem definir seus próprios calendários. O objetivo é oferecer a vacina bivalente para a população que já completou o esquema primário, com as duas doses ou dose única. Além disso, as pessoas que já receberam a terceira e a quarta dose do reforço há, no mínimo, quatro meses também podem receber a bivalente.
O ministério reforça que as vacinas monovalentes contra a Covid-19 seguem disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para a população em geral e são classificadas como eficazes no combate à doença.