A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG) atualizou para 270 o número de cidades em situação de emergência por conta das chuvas. Segundo o boletim publicado nesta terça-feira (14), desde o início do período chuvoso no estado, 2.219 pessoas ficaram desabrigadas, 12.534 desalojadas e 22 vieram a óbito.
O novo relatório destaca as chuvas intensas que atingiram Formiga, no Oeste de Minas, nesta segunda-feira (13). De acordo com o órgão, após o temporal que atingiu o município, ocorreu o transbordamento dos Rios Formiga e Mata Cavalo, vindo a inundar algumas vias públicas.
“Várias residências foram atingidas e seis pessoas tiveram que ser desalojadas, sendo direcionados para a casa de parentes. A COMPDEC interditou duas residências até nova avaliação de segurança. Os serviços essências não foram interrompidos.”
Ainda há possibilidade de chuvas para o Oeste, Sul, Centro e Sudeste mineiro devido ao forte aquecimento e a alta umidade na atmosfera. Em novembro do ano passado, o Governo de Minas junto à Cedec, Ministério Público, Serviço Social Autônomo (Servas) e Cruz Vermelha Brasileira fez o lançamento oficial da campanha SOS Chuvas 2023.
A iniciativa busca arrecadar donativos que serão distribuídos pela Defesa Civil em todo o estado. É possível fazer contribuições em dinheiro por meio da chave pix@cvbmg.org.br.