O Ministério da Educação (MEC) publicou na última sexta-feira (27) os editais dos principais programas de acesso ao ensino superior no Brasil: Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade Para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os novos documentos alteraram as datas que haviam sido estipuladas pelo governo Bolsonaro, em novembro de 2022. E para selecionar os estudantes, os três programas utilizam as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que divulgará o resultado deste ano no dia 13 de fevereiro.
As inscrições do Sisu – que aprova os alunos para as universidades públicas – poderão ser realizadas entre os dias 16 e 24 de fevereiro e o resultado será disponibilizado no dia 28 do mesmo mês – e não mais no dia 7 de março. O sistema utiliza como parâmetro as notas do Enem 2022 e disponibiliza vagas para cotistas.
Já o Prouni – que distribui bolsas de ensino parciais e integrais em instituições de ensino privadas – terá inscrições abertas do dia 28 de fevereiro a 3 de março. O resultado da primeira chamada estará disponível dos dias 7 a 16 de março e o da segunda, de 21 a 30 do mesmo mês. Alunos que prestaram as duas últimas edições do Enem (2021 e 2022) poderão participar do programa estudantil.
E o Fies – que concede empréstimos a estudantes de baixa renda que desejam ingressar em uma faculdade privada – abrirá inscrições entre os dias 7 e 10 de março. O resultado será divulgado quatro dias depois e serão consideradas as notas de todas as edições do Enem, desde 2010.