Um pastor alemão foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros de São João del-Rei, na manhã desta quinta-feira (19), após cair em uma mina desativada no Centro da cidade e ficar preso a 7 metros de profundidade. Segundo as informações da corporação, o animal foi retirado de um vão conhecido como bêta, sem ferimentos.
“Estas bêtas então presentes por vários pontos da cidade e são do período da mineração, por volta do século XVIII”, explica o chefe da equipe que realizou o salvamento, Sargento Alex. O tutor do animal, que mora perto de uma das bêtas, acionou os militares após perceber a ausência do cão pela manhã.
A suspeita é que o pastor alemão tenha ido para o local durante a noite, possivelmente assustado devido às fortes chuvas que atingiram a cidade nesta quarta-feira (16). Ainda segundo os Bombeiros, por se tratar de um cachorro que costuma ficar agressivo quando se sente ameaçado, a presença do dono foi necessária durante toda a operação.
“Nós armamos um sistema com cordas e polias para conseguirmos chegar até o cão. Depois, o amarramos e tiramos ele de lá, deixando-o sob os cuidados de seu proprietário”, conta Alex.