A Defesa Civil de São João del-Rei divulgou nesta sexta-feira (06) um comunicado para a população alertando sobre os possíveis riscos de desastres, decorrentes de fortes chuvas contínuas previstas para a primeira quinzena de janeiro.
O período chuvoso pode provocar deslizamentos, alagamentos e inundações. A recomendação da Defesa Civil é para que os moradores das áreas de risco de desastres fiquem atentos, e adotem corretamente as medidas preventivas e emergenciais necessárias, em casos de desastres.
No período chuvoso, ainda é recomendado pela Defesa Civil: – Evitar áreas de inundação e não trafegar em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva e correnteza. – Não atravessar ruas alagadas e nem deixar crianças brincando em enxurradas e próximo a córregos. – Não buscar abrigo e proteção e nem estacionar veículos debaixo de árvores. – Atenção especial para áreas de encostas e morros. – Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199). – Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil. – Durante a queda de raios, não permanecer em áreas abertas nem usar equipamentos elétricos.
Para orientação e suporte, entre em contato com a Defesa Civil de São João del-Rei, pelo telefone (32) 3379-1513, ou por email: defesasjdr@gmail.com. Para contato com o Corpo de Bombeiros Militares, ligue: (32) 3379-2640 ou pelo serviço de emergência 193. Ressaltando que o contato com a Defesa Civil é pelo 199 e com a Cemig pelo 116.