A Secretaria de Saúde de São João del-Rei divulgou nesta quarta-feira (21) uma atualização sobre os casos de Dengue, Chikungunya e Zika Vírus durante a última semana. Segundo o boletim epidemiológico, das 19 notificações de Dengue recebidas neste período, três foram confirmadas e 15 descartadas. Outras seis pessoas ainda estão à espera do resultado do exame de sangue.
Neste ano, o município já contabiliza 400 notificações de Dengue, das quais 218 receberam resultado positivo e 176 negativo. Os novos casos da doença na cidade ocorreram nos bairros Bonfim, Tejuco e Jardim São José.
De acordo com o Coordenador do Setor de Endemias de São João del-Rei, Hebert Jacques, nesta época de chuvas frequentes e intensas na região, é preciso redobrar a atenção para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.
“As recomendações e os cuidados para o período chuvoso são os mesmos: impedir o acúmulo de água parada, manter os quintais limpos, verificar as calhas das casas e os vasos das plantas, certificar que a caixa d’água está tampada, tampar lixeiras e cobrir pneus, garrafas e materiais de construção”, completou Hebert.
Com relação às outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, os casos seguem em estabilidade. Em 2022, foram dez notificações de Chikungunya e apenas uma do Zika Vírus, com todas as situações descartadas.