Neste domingo (18), a Argentina conquistou o seu terceiro título mundial no futebol ao vencer a França na final da Copa do Mundo do Catar. A partida que teve início às 12h, pelo horário de Brasília, não ficou definida no tempo regulamentar (90’), teve prorrogação (30’) e foi decidida numa disputa de pênaltis.
A Argentina de Messi derrotou a França de Mbappé nos pênaltis, por 4 a 2, e se sagrou tricampeã mundial na Copa do Mundo. O país sul-americano havia conquistado o primeiro título em 1978, o segundo em 1986 e estava há 36 anos sem vencer o mundial.
A partida aconteceu no Estádio Nacional de Lusail, a 20 quilômetros de Doha – capital do Catar -, e teve a presença de 89 mil torcedores. Durante os 90 minutos, o duelo terminou empatado em 2 a 2. Os gols argentinos foram marcados por Lionel Messi e Dí Maria, no primeiro tempo. No fim do segundo tempo, o atacante francês Kylian Mbappé empatou o jogo, com um gol de pênalti aos 30’ e um de voleio, aos 31’.
Com a prorrogação de 30’, o jogo terminou novamente empatado, por 3 a 3, com gols de Messi e Mbappé. Nos pênaltis, os argentinos Messi, Dybala, Paredes e Montiel marcaram 4 contra 2 dos franceses Mbappé e Kolo Muani. A comemoração começou no estádio com a torcida majoritariamente argentina.
Aos 35 anos, Messi finalmente comemorou a tão sonhada vitória na Copa do Mundo em sua última participação no mundial vestindo a camisa da Argentina. Os jogadores se ajoelharam, se abraçaram em campo e cantaram com a torcida. No pódio, Messi, o capitão da equipe, ergueu a taça e posteriormente, os jogadores comemoraram muito ainda no vestiários.
Enquanto o argentino Messi foi eleito o craque da Copa do Mundo, o francês Mbappé foi o artilheiro da competição, com oito gols marcados. Com os três gols no último jogo, o francês se tornou o segundo jogador a marcar três gols em uma final de Copa do Mundo. Antes dele, o feito foi do inglês Hurst com um hat-trick na decisão de 1966. O último título de Copa do Mundo conquistado pela França foi em 1998.