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PESQUISA MOSTRA OS IMPACTO DAS COMPRAS DE FIM DE ANO NO ORÇAMENTO DOS BRASILEIROS

FOTO: INTERNET

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em conjunto com o Serviço de Proteção ao Cliente (SPC Brasil), mostrou os impactos das compras de fim de ano no orçamento da população. Além disso, o levantamento também mapeou a influência dos filhos sobre os pais nas escolhas dos presentes de Natal. 

Dos entrevistados, 68,5% disseram ter filhos. Destes, 44% escolhem o presente em conjunto com os mesmos, enquanto 41% dos pais vão às compras sozinhos. E quando perguntados se teriam que deixar de pagar alguma conta para presentear os filhos, 11% afirmaram que sim e 71% responderam que não seria necessário. Outros 18% não souberam responder.  

Com relação aos impactos financeiros causados pelas aquisições de fim de ano, 22% dos interrogados declararam gastar mais do que o próprio orçamento permite. Entre os que pretendem participar do Natal, 7% disseram que vão atrasar o pagamento de contas para presentear alguém e 6% para ir às confraternizações. Além disso, 8% deixarão de pagar algum boleto para comemorar o ano novo. 

As contas com os maiores índices de resposta para possíveis atrasos no pagamento são: cartão de crédito (23%), TV por assinatura (21%), internet (17%) e água/luz (16%). Em 2021, a mesma pesquisa mostrou que 11% dos entrevistados ficaram com o nome sujo no SPC Brasil em função das festas de fim de ano. O valor médio das dívidas foi de R$ 987,10. Neste ano, os dados estimam que cerca de 11 milhões de consumidores brasileiros fiquem inadimplentes em seus compromissos financeiros pela mesma razão.

A pesquisa ouviu consumidores das 27 capitais brasileiras, homens e mulheres, com idade igual ou superior a 18 anos, de todas as classes econômicas e que pretendem comprar presentes para o Natal. 

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