A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) publicou nesta quarta-feira (16) uma nota recomendando a volta do uso de máscaras em ambientes fechados nas dependências dos campi, em São João del-Rei, Ouro Branco, Divinópolis e Sete Lagoas.
A decisão foi tomada diante do crescimento de 60% dos casos de infecção pelo vírus no país, em apenas uma semana. Conforme aponta o Ministério da Saúde, esse aumento se dá principalmente pela circulação da nova sub variante BQ.1, da variante ômicron do coronavírus.
Em São João del-Rei, nos últimos 15 dias, o município registrou 11 casos positivos de Covid-19, o que indica uma elevação na transmissão do vírus no município. No Estado, a média diária de novos casos também aumentou, chegando a 40% desde o início do mês de novembro.
A desaceleração do ritmo de vacinação também pode ser considerada como um dos agravantes da nova crise epidemiológica. Por essa razão, a UFSJ também reforça a importância da vacinação e das doses de reforço, que seguem eficazes contra as novas variantes, ajudando a diminuir as complicações em decorrência da Covid-19.